“It will all come to me”

O Mestre Ricardo Sales fala sobre a história de sua família, da Banda Amores da Lua, e como se vê em relação ao congo, e seu trabalho no comando da banda. “O que é meu vem a mim” é uma produção de O Congueiro, projeto de documentação audiovisual do congo do Espírito Santo, no sudeste brasileiro. Um documentário de Jo Name.

Selecionado para a Mostra Competitiva do 7º Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife, em 2016.

ou como Ricardo Sales se tornou o Mestre da Banda de Congo Amores da Lua

Clique aqui para ler o artigo de José Otavio Lobo Name apresentado no 42º Encontro Anual da ANPOCS, em outubro de 2018:

Antropologia visual, narrativa e memória: o congo do Espírito Santo através do audiovisual

RESUMO:

Neste trabalho, que parte das reflexões levantadas pelas pesquisa de doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense, farei uma revisão descritiva do documentário “O que é meu vem a mim” (2016), de minha autoria e, a partir dele, formular questões sobre antropologia visual, memória e narrativa. O filme mescla trechos de uma entrevista com Ricardo Sales, Mestre da Banda de Congo Amores da Lua, com cenas de rituais e apresentações da banda, e foi produzido no âmbito do projeto de documentação audiovisual O Congueiro. O documentário foi selecionado para a Mostra Competitiva do 7º Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife, em 2016. Por sua vez, O Congueiro é resultado do projeto de pesquisa Holoteca Digital do Congo Capixaba, desenvolvido na Universidade Federal do Espírito Santo e dedica-se, desde 2014, à documentação audiovisual e à difusão da cultura do congo, por meio da página http://www.ocongueiro.com, e em plataformas de compartilhamento como YouTube, Flickr e Facebook. Na leitura que proponho aqui, o filme é um registro coletivo da memória: seu personagem compartilha com o autor suas lembranças; e a edição do vídeo e o espectador acabam por conferir-lhes novos significados. Nesta perspectiva, os fatos ganham sucessivas narrativas, que se complementam: a consciência individual, o relato, o vídeo, e a memória coletiva.

or how Ricardo Sales became the Master of the Banda de Congo Amores da Lua

Master Ricardo Sales speaks about the history of his family, and of the Banda Amores da Lua, and how he sees himself in relation to the congo, and his work in the banda’s command. “It will al come to me” is a production from O Congueiro, a project on visual documentation of the congo from Espírito Santo, in Southeast Brazil. A documentary by Jo Name.

Nominated on the 7th International Etnographic Film Festival of Recife, in 2016.

Conheça nossa página no Facebook, o canal O Congueiro no YouTube, e o álbum de fotografias no Flickr.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑