Filme Congo do Espírito Santo: Celebrações e Formas de Expressão

O filme Congo do Espírito Santo: Celebrações e Formas de Expressão resultou da Pesquisa com vistas ao registro do congo como patrimônio imaterial nacional, coordenada pelos pesquisadores Elisa Ramalho Ortigão e José Otavio Lobo Name por meio de parceria entre a Universidade Federal do Espírito Santo e a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no ES.

Tanto a pesquisa quanto a produção do filme se concentraram na interlocução com Mestres, Rainhas e lideranças das bandas de congo, que são as detentoras deste bem cultural. A narrativa do filme foi então construída como uma espécie de conversa entre os entrevistados. O filme traz depoimentos de Mestres, Mestras, dançarinas, congueiros e artesãos de instrumentos, falando dos rituais, da formação dos mestres, das relações familiares e comunitárias e sobre as tradições que materializam a devoção. Na primeira parte (Celebrações) as lideranças congueiras apresentam os aspectos mais sensíveis da devoção, em cenas que mostram os rituais, principalmente as festas de fincadas de mastro. Na segunda parte (Formas de expressão), Mestres, Rainhas e artesãos falam sobre a fé e a devoção, as tradições familiares, sobre a discriminação e preconceitos com que são tratados, as toadas e os instrumentos, principalmente a casaca e o tambor. No final, o aprendizado que se renova a cada geração: “Para ser mestre, tem que aprender no congo”.

Brasil, 2020, cor, 62 min. Filme resultante do Projeto de Pesquisa com vistas ao Registro do Congo do Espírito Santo como Patrimônio Imaterial Nacional. Legendas em Português, Espanhol e Inglês.

Equipe da Pesquisa: Elisa Ramalho Ortigão e José Otavio Lobo Name, coordenadores, e Daniel Zürcher, Felipe Mattar, João Victor dos Santos e Matheus Giacomin Sian como bolsistas.

Ficha técnica do vídeo:

Pesquisa, entrevistas e roteiro: Elisa Ramalho Ortigão e Jo Name

Produção: Elisa Ramalho Ortigão e Jo Name Direção de fotografia: Jo Name

Imagens: Daniel Zürcher, Elisa Ramalho Ortigão, Jo Name e Marlos Brocco

Áudio: Daniel Zürcher

Sound design: Felipe Mattar

Narração incidental: Fabio Samora e Valdirene Lima

Direção geral: Jo Name

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑