Está em vigor desde desde meados de 2022 o Programa de Extensão Congo Patrimônio, coordenado pelo Prof. Dr. José Otavio Lobo Name, do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e pela Prof.ª Elisa Ramalho Ortigão, pesquisadora de congo e professora da rede pública estadual.
O Programa propõe-se a acompanhar a tramitação do processo de patrimonialização do congo na Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-ES), dando continuidade, na forma de ação extensionista, do Projeto de Pesquisa com vistas ao registro do Congo do Espírito Santo como Patrimônio Imaterial Nacional, realizado por meio de parceria entre a UFES e o Iphan-ES, entre 2018 e 2020, sob coordenação dos dois pesquisadores. A pesquisa já foi finalizada e entregue ao Iphan-ES em novembro de 2020, e a parceria foi encerrada oficialmente em julho do mesmo ano. No entanto, mesmo depois destas datas, o Iphan-ES vêm demandando, da equipe da pesquisa, a participação em outras fases do processo de registro patrimonial, ora sob o controle do Iphan.
Do programa fazem parte os Projetos de Extensão Educação Patrimonial no Congo, que visa promover a educação patrimonial dos integrantes de bandas de congo, incluindo a capacitação na participação em editais e na representação institucional; e Imagens e Memórias do Congo, dedicado a contribuir para a preservação, digitalização e difusão das fotografias pertencentes às bandas de congo e o registro das narrativas destes detentores.
Além do acompanhamento do processo, o programa irá promover ações de salvaguarda do bem imaterial, a partir do levantamento de riscos enecessidades anotado no Dossiê de Pesquisa entregue ao Iphan-ES pelos pesquisadores, em 2020; earticular as partes envolvidas, divulgando as etapas do processos, e capacitando as comunidadesnas necessidades de salvaguarda apontadas na pesquisa.
A primeira atividade do progama foi realizada entre maio e junho, quando o prof. Jo Name e os estudantes extensionistas fizeram odesign do convite e o registro audiovisual do lançamento do livro Cancioneiro de Toadas da Banda de Congo Amores da Lua, do Mestre Ricardo Sales com organização e notas da prof. Elisa Ramalho Ortigão. O evento foi na Livraria Milfontes, na Rua da Lama, em Vitória.

Durante a noite de autógrafos houve apresentações da Banda Amores da Lua, cujos integrantes receberam de presente exemplares do livro.

A equipe extensionista aproveitou o momento para gravar as mais jovens integrantes da banda recitando toadas do livro. O material, depois de editado, integrará outras produções do Programa.
Para citar este artigo:
NAME, José Otavio Lobo. “Programa de extensão da UFES se dedica a ações de salvaguarda do congo”. In O Congueiro – congo do Espírito Santo. 2023. Acessível em: https://ocongueiro.com/2023/03/02/programa-de-extensao-da-ufes-se-dedica-a-acoes-de-salguarda-do-congo/

Visite nossa página no Facebook, o canal O Congueiro no YouTube, e o álbum de fotografias no Flickr.


Deixe um comentário