Seminário de Devolutivas da Pesquisa de Identificação do Congo do Espírito Santo

Os pesquisadores do Projeto de Pesquisa com vistas ao Registro do Congo do Espírito Santo como Patrimônio Imaterial Nacional Elisa Ramalho Ortigão e José Otavio Lobo Name participaram do Seminário de Devolutivas da pesquisa do Congo do Espírito Santo, promovido pela Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Espírito Santo (Iphan-ES) e realizado de modo virtual nos dias 24 e 25 de novembro de 2021.

O projeto de pesquisa encerrou-se em julho de 2020, quando a equipe entregou ao Iphan os resultados do estudo, na forma do Dossiê de Identificação, Relatórios de Pesquisa e do vídeo “Congo do Espírito Santo: Celebrações e Formas de Expressão”. O projeto produziu a impressão de 70 exemplares do dossiê de pesquisa e a prensagem de 300 DVDs do vídeo para distribuição entre as bandas de congo; e o Seminário marca o início do trabalho de Iphan-ES de divulgar o material junto às bandas de congo e para o restante da sociedade, e levar adiante o processo de registro do congo como Patrimônio Cultural.

No segundo dia do evento foi exibido o vídeo resultante da pesquisa, Congo do Espírito Santo: Celebrações e Formas de Expressão (2020, 62 min.).

O formato online dificultou a participação dos detentores do bem cultural, em sua maioria residentes em distritos afastados das sedes de seus municípios, ou nas periferias das cidades, e que não contam com muitos recursos de acesso à internet e interação virtual. E, mesmo a participação, via chat, dos espectadores da transmissão pelo canal de YouTube do Iphan acabou não se refletindo nos debates. Como primeira oportunidade de divulgação do trabalho, no entanto, o Seminário deve servir para o Iphan avaliar as formas de interlocução com os detentores no decorrer do processo de registro do congo como Patrimônio Imaterial Nacional.

Gravações do Seminário

Gravação do 1º dia, 24/11/2020

Gravação do 2º dia, 25/11/2020

Projeto de Pesquisa com vistas ao Registro do Congo do Espírito Santo como Patrimônio Cultural Imaterial Nacional (Patrimonialização do Congo do ES) foi criado através de uma parceria, via Termo de Execução Descentralizada, entre o Iphan-ES e a Universidade Federal do Espírito Santo, com o apoio da FUCAM. Além dos professores Elisa Ramalho Ortigão e José Otavio Lobo Name, participam do projeto os bolsistas de pesquisa João Victor dos Santos, Daniel Zürcher, Matheus Giacomin Sian e Felipe Mattar.

editado em 12/03/2023

Para citar este artigo:
NAME, José Otavio Lobo; ORTIGÃO, Elisa Ramalho. “O dossiê da pesquisa e seus resultados”. In O Congueiro – congo do Espírito Santo. 2021. Acessível em: https://ocongueiro.com/2021/12/11/seminario-de-devolutivas-da-pesquisa-de-identificacao-do-congo-do-espirito-santo/

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑